topo
linha2


Fotogaleria
 

» Home » Eventos » Sociais » Noite de Tunas na Casa do Alentejo de Toronto

Noite de Tunas na Casa do Alentejo de Toronto

Texto e fotos: Carlos Morgadinho
30 de Março de 2012

 

Outra enchente de gente no Salão Azul da Casa do Alentejo na passada Sexta-feira, dia 30 de Março, com a presença de 3 tunas, duas das quais vindas expressamente do Porto e de Coimbra para a participação do Festival Internacional de Tunas no Canada ou FITC no Queen Elisabeth Theatre, no sábado dia 31.

Os elementos das Tunas presentes jantaram no salão nobre desta nossa Casa Regional dado que o Salão Azul se encontrar repleto de amigos e amantes desta expressão cultural académica.

Finalizado o repasto foi a vez do espectáculo no salão adjacente, o já referido Salão Azul, onde apenas actuou as Tunas de Coimbra e do Porto que não é necessário descrever a alegria e participação por quantos ali presentes, até houve “pezinho-de-dança”, nas músicas do nosso cancioneiro e tradicionais, por estudantes e presentes e os académicos gozam de fama de foliões que quando se juntam nas festas estas só terminam bem na madrugada. E foi quase o que aqui aconteceu. Todos eles nos deram um “ar” das “Republicas” e das tradicionais “Queima-das-Fitas” e das “Rusgas”.

Por várias razões estas Tunas chegaram até nós muito desfalcadas pois a do Porto (Universidade Católica Portuguesa do Porto) um grupo formado por 40 elementos só 16 puderam deslocar-se até nós. A de Coimbra, uma das mais antigas de Portugal, com 125 anos, só trouxe 32 dos seus músicos e acompanhantes. Mas mesmo longe dos seus números estas Tunas mostraram, nas suas actuações, o encanto e a boa preparação que faz jus este tipo de cultura académica, secular, como é no caso da Universidade de Coimbra.

A Academia do Bacalhau, uma colectividade filantrópica a nível mundial, esteve em força presente e pelas mãos da sua presidente local, a Marina Candeias, foi entregue ao líder da Tuna Académica de Coimbra, um envelope com uma certa quantia em numerário para ajuda na deslocação a Toronto. O responsável desta Tuna retribui ofertando um medalhão de bronze comemorativo por ocasião dos 115 anos e de imediato pondo uma das capas negras nos ombros da Marina “promovendo-a” com o grau de Doutora Honoris Causa. E depois foi a saudação colectiva bem marcante nestas cerimónias estudantis.

 

Queremos ouvir a sua opinião, sugestões ou dúvidas:

info@adiaspora.com

Voltar para Eventos Sociais

bottom
Copyright - Adiaspora.com - 2007